DecorArt

Feltro

O que é Feltro

O Feltro é um tecido não tecido(TNT), hoje em dia muito usado para fazer trabalhos  Artesanais, é também usado para fazer outros trabalhos como revestimento de sofá cadeiras usado em industria.

É usado para fazer chapéus e casacos de frio, neste segundo caso, misturado com outros tecidos,  usado em bandeirolas e fitas de patrulha, e pode ser usado em tapetes.

Outra vantagem de usar este tipo de não tecido e que ele é um isolante acústico e um regulador de humidade.

Como é feito o Feltro

O Feltro é um tecido não tecido(TNT), produzido através da junção de fibras num processo chamado calandragem.

A calandragem é um processo de conformação de materiais através de cilindros aquecidos de uma calandra. (Que é produzida por esteiras, condensando e pressionando fibras juntos, Por isso o TNT (tecido não tecido), pois a calandra não tece, apenas compacta

E a maioria dos feltros encontrados nas lojas de artesanato são feitos de fibra sintética, ou garrafas pet pós consumo.

Sendo assim o feltro é um material reciclado, esse material era produzido exclusivamente com lã pura.

Mas, com o avanço da tecnologia, o feltro passou a ser produzido com fibras sintéticas, permitindo uma variedade maior de cores e espessuras, e pode ser cortado em qualquer direção sem desfiar, costurado à mão e à máquina, colado com qualquer tipo de cola, sendo acessível à todas as finalidades.

Composição: Lã de fibra de poliéster.

A historia e o Feltro

Voltando no tempo para saber mais sobre a origem do feltro e como era usado. Os primeiros sinais do uso desse tecido podem ser observados nos registros arqueológicos. Eles usavam o feltragem na Turquia e na Mongália, que servia para fabricar roupas, mantas, tapetes e as tendas dos nomandes.
É uma técnica que remonta ao período do antigo Egipto.

Diz-se que a Arca de Noé foi forrado com lã e a combinação de urina e os animais pisoteando deixou para trás um tapete de lã feltrada.

Feltro e novos Tempos

Mesmo com a troca de matéria-prima, o feltro apresenta a mesma capacidade e funcionalidade para os trabalhos artesanais
Uma das vantagens do feltro é que ele tem uma grande variedade de cores disponíveis e possui um excelente preço. Além disso, pode ser encontrado em várias espessuras e é sempre fácil de manuseá-lo.
O feltro é um não tecido bem macio, mesmo quando tem a textura mais rígida. Ele é cheio de “buraquinhos” e por isso, fica fácil passar a agulha de um lado para o outro.
Além de ser fácil de encontrar e de baixo custo, o feltro é de fácil manuseio para a elaboração das peças artesanais, já que é fácil de cortar, os moldes podem ser riscados diretamente na peça, de preferência com giz escolar para não deixar marcas, bem como podem ser colados facilmente com cola universal UHU, cola quente ou cola de contato universal.

Curiosidades

O direito ou avesso do feltro é você que escolhe. A artesãos que preferem trabalhar com o lado felpudo, outros preferem o lado liso . A única preocupação que você deve ter é sempre fazer a peça com o mesmo lado do feltro, para a peça ficar mais com estética mais organizada.
A espessura espessura do feltro de Artesanato varia entre 1,5 mm a 2 mm.
Você deve ficar atento quando for adquiri o seu material para artesanato, pois hoje nós encontramos o felty, com menor gramatura e estrutura delicada. E por causa do seu baixo custo alguns lojistas estão vendendo o produto como feltro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *