Documentos em Portugal
Vida em Portugal

Documentação Brasileira Valida em Portugal

Documentação Brasileira valida em Portugal, é uma questão muito importante para quem quer vim morar em Portugal.

Muitos me Perguntam como se deu está questão da documentação em Portugal, Mas vamos por parte, vou listar o que se deve Fazer.

A primeira providencia a se fazer para quer se mudar para Portugal é providenciar o Passaporte.

Para entrar em Portugal o passaporte precisa ter uma validade mais estendida no mínimo 3 messe, da data prevista para retorno da viajem.

Fique atento

Não viaje com o passaporte que tenha validade inferior a 6 meses, especialmente para quem viaja como turista e pretende solicitar a prorrogação do período no país.

O processo de solicitação é realizado no site da Polícia Federal, você deve preencher a solicitação online.

Quando se vem para Portugal há uma serie de documentos a se trazer como algumas autenticações necessárias para que posa ser considerado um documento legal em Portugal.

Existe sim muita burocracia no que se diz respeito a Documentação, muitos pensam que os documentos são validos aqui em Portugal como são no Brasil, Mas não é verdade.

O Único Documento valido quando você chega do Brasil é seu passaporte, e sua carta de condução durante 3 messes, o período que você se encontra como turista.

Planejamentos

Passamos por uma serie de Planejamentos dez da saída do Brasil.

O histórico escolar precisa ser autentificado em cartório aonde a Diretora ou Diretor da escola tem firma. Este e o primeiro carimbo que o documento escolar precisa ter. Depois você deve procurar o órgão da sua da cidade mais próxima, chamado (CONVENÇÃO DE APOSTILA DE HAIA).

Falamos do histórico escolar, mas vale também para quem tem faculdade, graduado, licenciatura ou bacharelado, o documento também precisa ter o Apostilamento, ou seja, ser carimbado no HAIA.

O QUE É APOSTILAMENTO?

(É a legalização de documentos produzidos em território nacional e destinados a produzir efeitos em países partes da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros (Convenção da Apostila) – art. 1º, caput, da Resolução CNJ n. 228/2016.)

E QUAL O VALOR?

Bom isso varia muito do estado onde você mora. Eu paguei, em fevereiro de 2018 em Minas Gerais, 113,00 R$, mas é melhor dar uma pesquisada no estado que você mora, pois os preços variam.

Mas fiquem atentos pois demora para ficar pronto, não sai na hora, demorando 5 dias úteis. É bom que se faça com tempo para não ter stress, foi o que aconteceu comigo. Eu, quando vim, ainda deixei documento para trás para enviar pelo correio, que arrependimento fica tão caro.

Fique atento as mudanças de ano para ano, para que a documentação Brasileira seja valida em Portugal.

Que documentos Trazer para Portugal?

CONVENÇÃO DE APOSTILA DE HAIA, nossa uma das primeira parada antes de pegar um voo para portugal, exatamente tudo deve ser Apostilado.

*Carteira de motorista

*Histórico

* Conclusão de curso

Tudo que vamos usar como documentos aqui, se não o fizer fica sem Valor aqui.

Mas os documentos como IDENTIDADE ou CPF não precisa, pois não usamos eles aqui, só se precisa no consulado Brasileiro para emitir outros documentos, mas devemos trazer os documentos da mesma forma.

Para esclarecer também precisamos trazer o Cartão de vacina, principalmente das crianças, mas dos adultos também.

Acima de tudo todos os documentos com prazo de validade bem estendida, pois nos primeiros 3 messes não se usa mas depois provavelmente precisaremos para usar no processo de legalização, e se estes documentos não estiverem com a data valida não serve. 

Carteira de Motorista

Carteira Nacional Habilitação, a carteira de motorista, é um pouco mais complicado, você tem que ir na delegacia Detran e pedir um histórico da carta de condução, você diz que é para trocar a carta de condução em outro pais.

O documento precisa ser reconhecido no cartório onde o delegado tem firma para reconhecimento da assinatura. Esse documento junto com a carta de motorista é levado ao órgão para ter o apostilamento do HAIA. Esses são os passos que se faz necessários para fazer a troca da Carteira Nacional de Habilitação para de Condução em Portugal.

Certidão de Nascimento

No entanto também devemos ter bastante atenção com a CERTIDÃO DE NASCIMENTO, pois ela tem que ser INTEIRO TEOR, pois é mais completa que serve melhor aqui. Ela também precisa ser passada pelo órgão da HAIA, e ser Apostilada, pois senão não tem validade aqui em Portugal.

“Mas Jacqueline, é muito complicado” Sim, não é tão simples, mas se faz necessário. No meu caso tive que voltar ao Brasil para fazer tudo isso para não perder a Carta de condução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *