DecorArt

Artesanato Sustentável

O Artesanato sustentável é uma modalidade que une o Artesanato com a sustentabilidade ambiental. Trata-se da utilização da reciclagem na produção de objetos artesanais.

Atualmente muitos vêm falando sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

 Estudiosos e pesquisadores buscam maneiras de preservar a natureza e para isso tentam conscientizar a sociedade sobre o grande consumismo que está ocorrendo.

O lixo que vem sendo produzido e o impacto que isso causa no ambiente em que vivemos demonstrando as consequências que sofreremos se continuarmos tendo a atitude de hoje no futuro.

Atualmente, encontram-se vários Artesãos que usam como matéria-prima objetos que para muitos não passam de lixo. Obras com reconhecimento mundial são feitas a partir de materiais recicláveis.

Nova Forma de Artesanato

“O mundo feito à máquina não compreende os bordos irregulares do barro, não gosta dos vidrados escorridos desigualmente, não aprecia a boniteza torta das canecas, das jarrinhas sem equilíbrio total.” (Cecília Meireles).

Para a produção de Artesanato sustentável os artesãos usam materiais que são de fácil acesso e podem ser encontrados na rua.

Por exemplo garrafas de vidro, papelão, lâmpadas, latas de refrigerante, garrafas plástica entre outros objetos que constantemente estão sendo jogados no meio ambiente e que acabam poluindo a natureza. 

Por exemplo é preciso ter imaginação e realizar o projeto, Neste tipo de artesanato nada se perde tudo se transforma. E consegue uma obra de arte, o que é preciso criatividade e boa vontade para contribuir com impacto ambiental de aquele material provocaria no planeta, e favorecendo assim a cultura.

Um universo novo que se compõe novas forma, texturas e cores diversas em busca de uma reutilização e de uma transformação de matérias em obra de arte de forma cociente.

A Importância do Artesanato Sustentável

Em obter matéria prima para as peças de Artesanato sustentável através da reciclagem ou a reutilização.

A reciclagem, que lida com elementos secundários, implica num processo de transformação de um determinado elemento, seja ele (plástico, vidro, metal, fibras, tecidos, papel) em outro objeto ou peça com funções diversa.

Como exemplo de reciclagem é a transformação do papel jornal descartado em novos tipos de produtos, como telas, cúpulas de abajur ou peças de decoração.

Neste aspecto o Artesanato passa a ser o artesanato Sustentável preocupado com a função socioambiental, Mostrando uma alternativa viável a nossa sustentabilidade.

No entanto muitas pessoas estão a descobrir o valor do Artesanato, ele se tornou uma peça fundamental para o meio ambiente.

Em outras palavras, e assim como o novo olhar sobre objetos descartados ou indesejados, pode revolucionar a nossa economia e a forma como interagimos como sociedade.

Em Conclusão

Costumo dizer sobre o Artesanato sustentável, de cada peça que produzo com uso de material reciclável, do lixo ao luxo.

Portanto podemos ter sim uma vida com menos lixo, se começarmos a pensarmos assim:

O que cada resíduo que vou jogar fora, o que poderia se transformar? Este papel, pode ser uma flor? Esta garrafa ou esta conchinha ? Ter uma vida com menos lixo , menos resíduos e mais consciência ambiental.

Valorizar o reciclar, reaproveitar e reutilizar, pode trazer um impacto ao nosso futuro,

Ao mudar nossa visão aos objetos a nosso redor podemos descobrir novas formas de beleza.

O Artesanato Sustentável surge como uma ponte entre as pessoas e a própria natureza, Sua pratica faz bem para alma, para os sentidos para o Planeta.

Fontes: Nara Guichon :uma reflexão sobre artesanato sustentável

Wikipédia, a enciclopédia livre.

Artesã: Jacqueline Martins: Do lixo ao luxo.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *